" Aplicai os vossos corações ! "


É DESSE JEITO !



Aplicai o seu coração na obra de DEUS




" Tais eram as condições existentes durante a primeira parte do reinado de Dario Histaspes . Tanto do ponto de vista espiritual quanto temporal , os israelitas , estavam em estado deplorável . Tanto haviam murmurado e duvidado ; tanto tempo tinham escolhido tratar de interesses pessoais primeiro , enquanto contemplavam com apatia o Templo do SENHOR em ruínas , que muitos haviam perdido de vista o propósito de DEUS em fazê-los retornar a Judéia ; e esses estavam dizendo : " Não veio ainda o tempo , o tempo em que a casa do SENHOR deve ser edificada " ( Ageu 1 : 2 / PALAVRA DE DEUS ).

" Mas nem mesmo esta hora escura foi sem esperança para aqueles cuja confiança estava em DEUS .Os profetas Ageu e Zacarias foram despertados para enfrentar a crise . Com encorajadores testemunhos esses mensageiros escolhidos revelaram ao povo a causa de suas dificuldades . A falta de prosperidade temporal era o resultado da negligência em dar prioridade aos interesses de DEUS , os profetas afirmaram . Tivessem os israelitas honrado a DEUS , tivessem-LHE eles mostrado o devido respeito e cortesia , fazendo do reerguimento de SUA casa a primeira obra , e teriam convidado SUA presença e benção .
Aos que haviam perdido ânimo , Ageu dirigiu a penetrante pergunta : " É para vós tempo de habitardes nas vossas casas estucadas , e esta casa há de ficar deserta ? Ora pois , assim diz o SENHOR DOS EXÉRCITOS : Aplicai os vossos corações aos vossos caminhos ." Por que tendes feito tão pouco ? Por que vos preocupais com as vossas próprias casas e não vos preocupais com a casa do SENHOR ? Onde está o zelo que uma vez sentistes pela restauração da casa do SENHOR ? Que tendes lucrado em servir-vos a vós mesmos ? O desejo de fugir da pobreza tem-vos levado a negligenciar o templo , mas esta negligência acarretou sobre vós o que temíeis . " Semeai muito , e recolheis pouco ; comeis , mas não vos fartais ; bebeis , mas não vos saciais , vesti-vos , mas ninguém se aquece ; e o que recebe salário , recebe salário num saco furado " ( Ageu 1- 4-6 / PALAVRA DE DEUS )
E então , em palavras que eles não podiam deixar de entender , o SENHOR revelou a causa de penúria que padeciam : " Olhastes para muito , mas eis que alcançastes pouco ; e esse pouco , quando o trouxestes para casa , EU LHE assoprei . Por que causa ? disse o SENHOR DOS EXÉRCITOS . Por causa da minha casa . Por isso retêm os céus o seu orvalho , e a Terra retêm os seus frutos . E fiz vir a seca sobre a terra , e sobre os montes , e sobre o trigo , e sobre o mosto , e sobre o azeite , e sobre o que a terra produz ; também sobre os homens , e sobre os animais , e sobre todo o trabalho das mãos " ( Ageu 1 : 9-11 / PALAVRA DE DEUS )
" Aplicai os vossos corações aos vossos caminhos " , o SENHOR apelava . " Subi ao monte , e trazei a madeira , e edificai a casa , e dela me agradarei ; e EU serei glorificado , diz o SENHOR " ( Ageu 1 : 7 , 8 ).
A mensagem de conselho e reprovação dada por intermédio de Ageu foi recebida no coração pelos líderes e povo de Israel . Sentiram que DEUS estava tratando a sério com eles . Não ousaram menosprezar a repetida instrução a eles enviada - de que sua prosperidade , tanto temporal como espiritual , estava na dependência de sua fiel obediência aos Mandamentos de DEUS . Despertado pelas advertências dos profetas , Zorobabel e Josué , " e todo o resto do povo " , ouviram " a voz do SENHOR seu DEUS , e as Palavras do Profeta Ageu , como o SENHOR seu DEUS o tinha enviado " ( Ageu 1 : 12 / PALAVRA DE DEUS )
Tão logo Israel decidiu obedecer , as Palavras de reprovação foram seguidas por uma mensagem de encorajamento . " Então Ageu [...] falou ao povo , conforme a mensagem do SENHOR , dizendo : EU SOU convosco , diz o SENHOR . E o SENHOR levantou o espírito de Zorobabel " e de Josué , e " o espírito de todo o povo ; e vieram , e trabalharam na casa do SENHOR DOS EXÉRCITOS , seu DEUS " ( Ageu 1 : 13 , 14 / PALAVRA DE DEUS )+ DEUS

Nenhum comentário:

Postar um comentário