O Livro de Daniel: "Na Balança" (Estudo 05/12)

           É DESSE JEITO! (Preceito por Preceito)

                    Feliz Sábado Amados Irmãos, que a Paz do SENHOR DEUS esteja convosco. Hoje é Santo Dia de Estudo Especial do Projeto "Preceito por Preceito" (Especial: O Livro de Daniel) onde estudaremos de uma Forma Detalhada, Tudo sobre o Capítulo 5 de Daniel .  Se ao final dessa Mensagem você se sentir Abençoado e querer ajudar o Projeto "Preceito por Preceito", e só Compartilhar essa Mensagem (Compartilhe 7+) com 7 pessoas que você queira ver felizes e SALVAS. Também venho através desse informativo esclarecer a respeito dos Recursos que estarão Disponíveis em cada Estudo Detalhado deste Projeto: 



                      6) É DESSE JEITO ! "Nota+ de Estudo" (NT+)- As NT+ de Estudo são o Coração do Componente "Estudo" deste Projeto. São mais de 12 Mil Notas+ de Estudo (NT+) em Todo o Projeto, acomodadas nos Estudos Detalhados abaixo do Texto Bíblico correspondente. E serão facilmente reconhecidas pelos Sinais NT+. As NT+ Explicam, Definem, Esclarecem e Iluminam algum aspecto da Passagem Bíblica em questão. Às vezes, a NT+ Aborda o conteúdo de uma Passagem mais ampla das ESCRITURAS, que consiste de vários ou muitos versículos. A essas, podem se seguir NT+ referentes a conteúdos mais Específicos de cada Versículo que foi tratado de maneira coletiva na NT+ anterior. Quando a NT+ usa palavras exatas do Texto Bíblico, estas são formatadas em negrito e itálico. Equivalentes atuais para antigos pesos e medidas geralmente são mencionados nas "NT+ de Estudo". É importante frisar que ao Clicar em algum título: NT+ ou N7+, vocês serão direcionados a "Estudos Extras+", e farão viagens incríveis no Conhecimento do nosso DEUS.



                                  * O Livro de Daniel (Estudo 5/12)

                                               "Assim Diz o SENHOR"

                           5 rei Belsazar deu um grande banquete a mil dos seus grandes e bebeu vinho na presença dos mil. 2 Enquanto Belsazar bebia e apreciava o vinho, mandou trazer os utensílios de ouro e de prata que Nabucodonosor, seu pai, tirara do templo, que estava em Jerusalém, para que neles bebessem o rei e os seus grandes , as suas mulheres e concubinas.3 Então, trouxeram os utensílios de ouro, que foram tirados do templo da Casa de DEUS que estava em Jerusalém, e beberam neles o rei, os seus grandes e as suas mulheres e concubinas.4 Beberam o vinho e deram louvores aos deuses de ouro, de prata, de bronze, de ferro, de madeira e de pedra.
                              5 No mesmo instante, apareceram uns dedos de mão de homem e escreviam, defronte do candeeiro, na caiadura da parede do palácio real; e o rei via os dedos que estavam escrevendo.6 Então, se mudou o semblante do rei, e os seus pensamentos o turbaram; as juntas dos seus lombos se relaxaram, e os seus joelhos batiam um no outro.7 O rei ordenou, em voz alta, que se introduzissem os encantadores, os caldeus e os feiticeiros; falou o rei e disse aos sábios da Babilônia: Qualquer que ler esta escritura e me declarar a sua interpretação será vestido de púrpura, trará uma cadeia de ouro ao pescoço e será o terceiro no meu reino. 8 Então, entraram todos os sábios do rei; mas não puderam ler a escritura, nem fazer saber ao rei a sua interpretação.9 Com isto, se perturbou muito o rei Belsazar, e mudou-se-lhe o semblante; e os seus grandes estavam sobressaltados.
                             10 A rainha-mãe, por causa do que havia acontecido ao rei e aos seus grandes, entrou na casa do banquete e disse: Ó rei, vive eternamente! Não te turbem os teus pensamentos, nem se mude o teu semblante.11 Há no teu reino um homem que tem o espírito dos deuses santos; nos dias de teu pai, se achou nele luz, e inteligência, e sabedoria como a sabedoria dos deuses; teu pai, o rei Nabucodonosor, sim, teu pai, ó rei, o constituiu chefe dos magos, dos encantadores, dos caldeus e dos feiticeiros,12 porquanto espírito excelente, conhecimento e inteligência, interpretação de sonhos, declaração de enigmas e solução de casos difíceis se acharam neste Daniel, a quem o rei pusera o nome de Beltessazar; chame-se, pois, a Daniel, e ele dará a interpretação.



                            13 Então, Daniel foi introduzido à presença do rei. Falou o rei e disse a Daniel: És tu aquele Daniel, dos cativos de Judá, que o rei, meu pai, trouxe de Judá? 14 Tenho ouvido dizer a teu respeito que o espírito dos deuses está em ti, e que em ti se acham luz, inteligência e excelente sabedoria. 15 Acabam de ser introduzidos à minha presença os sábios e os encantadores, para lerem esta escritura e me fazerem saber a sua interpretação; mas não puderam dar a interpretação destas palavras.16 Eu, porém, tenho ouvido dizer de ti que podes dar interpretações e solucionar casos difíceis; agora, se puderes ler esta escritura e fazer-me saber a sua interpretação, serás vestido de púrpura, terás cadeia de ouro ao pescoço e serás o terceiro no meu reino.
                           17 Então, respondeu Daniel e disse na presença do rei: Os teus presentes fiquem contigo, e dá os teus prêmios a outrem; todavia, lerei ao rei a escritura e lhe farei saber a interpretação. 18 Ó rei! DEUS, o ALTÍSSIMO, deu a Nabucodonosor, teu pai, o reino e grandeza, glória e majestade.19 Por causa da grandeza que lhe deu, povos, nações e homens de todas as línguas tremiam e temiam diante dele; matava a quem queria e a quem queria deixava com vida; a quem queria exaltava e a quem queria abatia.20 Quando, porém, o seu coração se elevou, e o seu espírito se tornou soberbo e arrogante, foi derribado do seu trono real, e passou dele a sua glória. 21 Foi expulso dentre os filhos dos homens, o seu coração foi feito semelhante ao dos animais, e a sua morada foi com os jumentos monteses; deram-lhe a comer erva como aos bois, e do orvalho do céu foi molhado o seu corpo, até que conheceu que DEUS, o ALTÍSSIMO, tem o domínio sobre o reino dos homens e a quem quer constitui sobre ele.22 Tu, Belsazar, que és seu filho, não humilhaste o teu coração, ainda que sabias tudo isto.23 E te levantaste contra o SENHOR do céu, pois foram trazidos os utensílios da casa dele perante ti, e tu, e os teus grandes, e as tuas mulheres, e as tuas concubinas bebestes vinho neles; além disso, deste louvores aos deuses de prata, de ouro, de bronze, e de ferro, de madeira e de pedra, que não veem, não ouvem, nem sabem; mas a DEUS, em cuja mão está a tua vida e todos os teus caminhos, a ele não glorificaste.
                            24 Então, da parte dele foi enviada aquela mão que traçou esta escritura.25 Esta, pois, é a escritura que se traçou: MENE, MENE, TEQUEL e PARSIM.26 Esta é a interpretação daquilo: MENE: Contou DEUS o teu reino e deu cabo dele.27 TEQUEL: Pesado foste na balança e achado em falta. 28 PERES: Dividido foi o teu reino e dado aos medos e aos persas.
                            29 Então, mandou Belsazar que vestissem Daniel de púrpura, e lhe pusessem cadeia de ouro ao pescoço, e proclamassem que passaria a ser o terceiro no governo do seu reino.30 Naquela mesma noite, foi morto Belsazar, rei dos caldeus.31 E Dario, o medo, com cerca de sessenta e dois anos, se apoderou do reino.

                                           É DESSE JEITO! "Áudio+"
                                           

                                                 
                             



                                                       É DESSE JEITO! 
                        Sistema de Referências Cruzadas (CRUZ+)

                    5: 1 (deu um grande banquete ...) CRUZ+ (Ester 1: 3; Isaías 22: 12-14).


                    5: 2 (que Nabucodonosor, seu pai, tirara do templo ...) CRUZ+ (2 Reis 24: 13; 25: 15; Esdras 1: 7-11; Jeremias 52: 19; Daniel 1: 2).


                   5: 3 (utensílios de ouro, que foram tirados do templo da Casa de DEUS) CRUZ+ (2 Crônicas 36: 10).


                    5: 4 (e deram louvores aos deuses de ouro, ...) CRUZ+ (Isaías 42: 8; Daniel 5: 23; Apocalipse 9: 20).


                    5: 5 (No mesmo instante, apareceram uns dedos de mão de homem e escreviam, ...) CRUZ+ ( Daniel 4: 31).


                   5: 6 (joelhos batiam um no outro) CRUZ+ (Ezequiel  7: 17; 21: 7).


                     5: 7 (O rei ordenou, em voz alta, que se introduzissem/ os encantadores, os caldeus, .../e será o terceiro no meu reino) CRUZ+ (Daniel 4: 6-7; 5: 11/ Isaías 47: 13/ Daniel 6: 2-3).


                     5: 8 (mas, não puderam ler a escritura, ...) CRUZ+ (Gênesis 41: 8; Daniel 2: 27; 4: 7; 5: 15).


                     5: 9 (perturbou muito o rei ...) CRUZ+ (Jó 18: 11; Isaías 21: 2-4; Jeremias 6: 24; Daniel 2: 1; 5: 6).


                      5: 11 (Há no teu reino um homem que tem ...) CRUZ+ (Daniel 2: 48; 4: 8-9, 18).


                     5: 12 (a quem o rei pusera o nome de Beltessazar) CRUZ+ (Daniel 1: 7; 4: 8).


                     5: 14 (o espírito dos deuses está em ti, ...) CRUZ+ (Daniel 4: 8-9, 18; 5: 11-12).


                     5: 15 (os sábios e os encantadores, ...) CRUZ+ (Daniel 5: 7-8).


                     5: 16 (agora, se puderes ler esta escritura e fazer-me saber a sua interpretação, ...) CRUZ+ (Daniel 5: 7, 29).


                     5: 18 (o ALTÍSSIMO, deu a ...) CRUZ+ (Daniel 2: 37-38; 4: 17, 22, 25).


                     5: 19 (povos, nações e homens de todas .../matava a quem queria e ...) CRUZ+ (Jeremias 27: 7/Daniel 2: 12-13; 3: 6).


                      5: 20 (Quando, porém, o seu coração se elevou, ...) CRUZ+ (Daniel 4: 30,37).


                    5: 21 (expulso dentre os filhos dos homens, .../até que conheceu que DEUS, o ALTÍSSIMO, tem ...) CRUZ+ (Daniel 4: 32-33/Ezequiel 17: 24).


                    5: 22 (não humilhaste o teu coração, ...) CRUZ+ (2 Crônicas 33: 23; 36: 12).


                    5: 23 (E te levantaste contra o SENHOR .../utensílios da Casa DELE .../que não veem, .../ e todos os teus caminhos, a ELE ...) CRUZ+ (Daniel 5: 3-4/ Êxodo 40: 9/ Salmos 115: 5-6/ Jeremias 10: 23).


                    5: 27 (Pesado foste na balança e ...) CRUZ+ (Salmos 62: 9).


                    5: 28 (medos/persas) CRUZ+ (Daniel 5: 31; 9: 1/Daniel 6: 28).


                    5: 29 (que passaria a ser o terceiro no governo de seu reino) CRUZ+ Daniel 5: 7, 16).


                    5: 30 (Naquela mesma noite, foi morto Belsazar, ...) CRUZ+ (Jeremias 51: 31, 39, 57).


                    5: 31 (E Dario, o medo, ...) CRUZ+ (Daniel 2: 39; 9: 1).

´
                                  É DESSE JEITO ! "Preceito+"

                                                 "Assim Diz o SENHOR"

                             "Depois de ti, se levantará outro reino, inferior ao teu; e um terceiro reino, de bronze, o qual terá domínio sobre toda a terra."
                                          (ESCRITURAS SAGRADAS)
                                                       

                                            É DESSE JEITO!
                             Sistema de Notas+ de Estudo {NT+}
                                                   

                                                 "{NT+} de 5: 1"

                       5: 1 o rei Belsazar. Foi corregente do pai, Nabonido (555-539 a.C ), durante os últimos dez anos do reinado deste. Uma vez que somente Nabonido é mencionado nos escritos históricos gregos posteriores como o último rei de Babilônia, os eruditos, consideravam Daniel impreciso e não confiável. Entretanto, a descoberta de textos babilônicos confirmou a existência e o reinado de Belsazar. Portanto, Daniel registra informações Verdadeiras que ficaram perdidas por muitos séculos. Isso ajuda os estudiosos a definir a compreensão de quando o Livro foi escrito. grande banquete. Belsazar e seus súditos pensaram que estavam seguros dentro das imensas fortificações da cidade. Ao dar uma festa, Belsazar parecia querer levantar o ânimo do povo num período de crise, enquanto o exército medo-persa se aproximava.

                                                    "{NT+} de 5: 2"

                       5: 2 mandou trazer os utensílios de ouro e de prata. Sob a influência do álcool, que obscurecia sua capacidade de julgamento (comparar com Levítico 10: 9, 10; Mateus 14: 6-11), Belsazar ordenou o uso inadequado dos utensílios do templo do SENHOR, em aparente tentativa de elevar a confiança de seus súditos ao mostrar que os deuses babilônicos eram superiores.

                                                 "{NT+} de 5: 5"

                       5: 5 apareceram uns dedos de mão de homem e escreviam. Os babilônicos provavelmente interpretariam isto como uma divindade registrando seu destino.

                                                "{NT+} de 5: 10"

                       5: 10 A rainha-mãe. Deve se tratar da avó de Belsazar, que teria pertencido ao harém de Nabucodonosor.

                                              "{NT+} de 5: 11"

                      5: 11 o rei Nabucodonosor, [...] teu pai. Comparar com o v. 22. Neste caso "pai" pode significar "avô", "pai do padrasto" ou simplesmente "rei anterior de Babilônia". Não sabemos qual é a relação precisa de parentesco entre Belsazar e Nabucodonosor.

                                              "{NT+} de 5: 23"

                      5: 23 DEUS, em cuja mão está a tua vida. O Poder Criador de DEUS continua a suster SUAS criaturas (comparar com Jó 12: 10; Salmos 104: 14, 15; 145: 15, 16).

                                             "{NT+} de 5: 25"

                      5: 25 MENE, MENE, TEQUEL e  PARSIM. Estas palavras estão em aramaico, mas compartilham alguns radicais com a língua babilônica. Elas podem se referir a unidades de peso, medidas em balança, usadas como moeda: "mina, mina, siclo (1/60 de uma mina) e meia mina (ou meio siclo)". A escrita na parede era um enigma que, para nós, soaria mais ou menos como "real, real, centavo e cinquenta centavos". Nem mesmo toda a riqueza de Babilônia poderia resgatá-la da destruição, pois estava moralmente falida. Além do impacto inicial do enigma, os radicais subjacentes das palavras para os pesos se referem a "contar", "pesar" e "cortar/dividir". Daniel explicou como DEUS aplicaria essas ações ao monarca e ao reino que estavam sendo condenados por ele (v. 26-28).

                                           "{NT+} de 5: 29"

                      5: 29 o terceiro no governo. Por que não o segundo no governo, como Faraó fez com José (Gn 41: 40)? Talvez porque Belsazar fosse o segundo na hierarquia, atrás do pai Nabonido, de quem era corregente. Portanto, este versículo pode sugerir a existência de Nabonido, embora o Livro de Daniel não faça menção direta a ele.

                                          "{NT+} de 5: 31"

                     5: 31 Dario, o medo [...] se apoderou do reino. O persa Ciro ll, o Grande, que reinou de 559 a 530 a.C (ver 1: 21; 6: 28; 10: 1), foi o fundador do império medo-persa aquemênida e conquistou Babilônia em 539 a.C. "Dario, o medo" não é mencionado, pelos menos não com esse nome, em escritos antigos fora da BÍBLIA. Este pode ser o nome de trono de Gaubaruva (Gubaru/Ugbaru em babilônico; Gobrias em grego), o general que tomou Babilônia para Ciro e depois o auxiliou, governando sobre a Mesopotâmia durante um curto período, até sua morte.

                                 
                                      É DESSE JEITO! "Presente+"




                                                  igrejas.adventistas.org

   #NovoTempo              

                  * Fiquem com DEUS e se ELE permitir no Próximo Santo Dia , têm +É DESSE JEITO !  (Preceito por Preceito/Especial: O Livro de Daniel 6/ 12 )





Nenhum comentário:

Postar um comentário