Especial - "A Teologia do Grande Conflito"

                               
                                                             É DESSE JEITO! 

                                              A Teologia do Grande Conflito
                                      
Imagem do nosso SENHOR e SALVADOR chegando nas nuvens para resgatar os que O esperam




                                            “Assim Diz o SENHOR”
      Irou-se o dragão contra a mulher e foi pelejar com os restantes da sua descendência, os que guardam os mandamentos de Deus e têm o testemunho de JESUS; e se pôs em pé sobre a areia do mar.
                                   (Apocalipse 12: 17/PALAVRA de DEUS)
                               +   
                                    
                                          "Assim Diz o SENHOR"

                                       A besta que emerge do mar
            Vi emergir do mar uma besta que tinha dez chifres e sete cabeças e, sobre os chifres, dez diademas e, sobre as cabeças, nomes de blasfêmia. 2 A besta que vi era semelhante a leopardo, com pés como de urso e boca como de leão. E deu-lhe o dragão o seu poder, o seu trono e grande autoridade. 3 Então, vi uma de suas cabeças como golpeada de morte, mas essa ferida mortal foi curada; e toda a terra se maravilhou, seguindo a besta; 4 e adoraram o dragão porque deu a sua autoridade à besta; também adoraram a besta, dizendo: Quem é semelhante à besta? Quem pode pelejar contra ela? 5 Foi-lhe dada uma boca que proferia arrogâncias e blasfêmias e autoridade para agir quarenta e dois meses; 6 e abriu a boca em blasfêmias contra Deus, para lhe difamar o nome e difamar o tabernáculo, a saber, os que habitam no céu. 7 Foi-lhe dado, também, que pelejasse contra os santos e os vencesse. Deu-se-lhe ainda autoridade sobre cada tribo, povo, língua e nação; 8 e adorá-la-ão todos os que habitam sobre a terra, aqueles cujos nomes não foram escritos no Livro da Vida do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo. 9 Se alguém tem ouvidos, ouça. 10 Se alguém leva para cativeiro, para cativeiro vai. Se alguém matar à espada, necessário é que seja morto à espada. Aqui está a perseverança e a fidelidade dos santos.
                                              A besta que emerge da terra
                   11 Vi ainda outra besta emergir da terra; possuía dois chifres, parecendo cordeiro, mas falava como dragão. 12 Exerce toda a autoridade da primeira besta na sua presença. Faz com que a terra e os seus habitantes adorem a primeira besta, cuja ferida mortal fora curada. 13 Também opera grandes sinais, de maneira que até fogo do céu faz descer à terra, diante dos homens. 14 Seduz os que habitam sobre a terra por causa dos sinais que lhe foi dado executar diante da besta, dizendo aos que habitam sobre a terra que façam uma imagem à besta, àquela que, ferida à espada, sobreviveu; 15 e lhe foi dado comunicar fôlego à imagem da besta, para que não só a imagem falasse, como ainda fizesse morrer quantos não adorassem a imagem da besta. 16 A todos, os pequenos e os grandes, os ricos e os pobres, os livres e os escravos, faz que lhes seja dada certa marca sobre a mão direita ou sobre a fronte, 17 para que ninguém possa comprar ou vender, senão aquele que tem a marca, o nome da besta ou o número do seu nome. 18 Aqui está a sabedoria. Aquele que tem entendimento calcule o número da besta, pois é número de homem. Ora, esse número é seiscentos e sessenta e seis.        
                                                            +   
                             
                              O CORDEIRO e os seus remidos no monte Sião
              Olhei, e eis o Cordeiro em pé sobre o monte Sião, e com ele cento e quarenta e quatro mil, tendo na fronte escrito o seu nome e o nome de seu Pai. 2 Ouvi uma voz do céu como voz de muitas águas, como voz de grande trovão; também a voz que ouvi era como de harpistas quando tangem a sua harpa. 3 Entoavam novo cântico diante do trono, diante dos quatro seres viventes e dos anciãos. E ninguém pôde aprender o cântico, senão os cento e quarenta e quatro mil que foram comprados da terra. 4 São estes os que não se macularam com mulheres, porque são castos. São eles os seguidores do Cordeiro por onde quer que vá. São os que foram redimidos dentre os homens, primícias para Deus e para o Cordeiro; 5 e não se achou mentira na sua boca; não têm mácula.
        
                                                     A primeira voz
           6 Vi outro anjo voando pelo meio do céu, tendo um evangelho eterno para pregar aos que se assentam sobre a terra, e a cada nação, e tribo, e língua, e povo,7 dizendo, em grande voz: Temei a Deus e dai-lhe glória, pois é chegada a hora do seu juízo; e adorai aquele que fez o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas.
         
                                                       A segunda voz
           8 Seguiu-se outro anjo, o segundo, dizendo: Caiu, caiu a grande Babilônia que tem dado a beber a todas as nações do vinho da fúria da sua prostituição.
         
                                                      A terceira voz
            9 Seguiu-se a estes outro anjo, o terceiro, dizendo, em grande voz: Se alguém adora a besta e a sua imagem e recebe a sua marca na fronte ou sobre a mão,10 também esse beberá do vinho da cólera de Deus, preparado, sem mistura, do cálice da sua ira, e será atormentado com fogo e enxofre, diante dos santos anjos e na presença do Cordeiro.11 A fumaça do seu tormento sobe pelos séculos dos séculos, e não têm descanso algum, nem de dia nem de noite, os adoradores da besta e da sua imagem e quem quer que receba a marca do seu nome.12 Aqui está a perseverança dos santos, os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus.
       
                                                       A quarta voz
           13 Então, ouvi uma voz do céu, dizendo: Escreve: Bem-aventurados os mortos que, desde agora, morrem no Senhor. Sim, diz o Espírito, para que descansem das suas fadigas, pois as suas obras os acompanham.
       
                                                             A ceifa
        14 Olhei, e eis uma nuvem branca, e sentado sobre a nuvem um semelhante a filho de homem, tendo na cabeça uma coroa de ouro e na mão uma foice afiada.15 Outro anjo saiu do santuário, gritando em grande voz para aquele que se achava sentado sobre a nuvem: Toma a tua foice e ceifa, pois chegou a hora de ceifar, visto que a seara da terra já amadureceu! 16 E aquele que estava sentado sobre a nuvem passou a sua foice sobre a terra, e a terra foi ceifada.  
      
                                                          A vindima
        17 Então, saiu do santuário, que se encontra no céu, outro anjo, tendo ele mesmo também uma foice afiada. 18 Saiu ainda do altar outro anjo, aquele que tem autoridade sobre o fogo, e falou em grande voz ao que tinha a foice afiada, dizendo: Toma a tua foice afiada e ajunta os cachos da videira da terra, porquanto as suas uvas estão amadurecidas!19 Então, o anjo passou a sua foice na terra, e vindimou a videira da terra, e lançou-a no grande lagar da cólera de Deus. 20 E o lagar foi pisado fora da cidade, e correu sangue do lagar até aos freios dos cavalos, numa extensão de mil e seiscentos estádios.    
                                     (Apocalipse 13-14/ PALAVRA de DEUS)    
                                                     
                                                               AMÉM!!!                                             

Imagem da PALAVRA de DEUS Aberta refletindo suas revelações ao mundo



          Estamos estudando a compreensão crescente acerca de Apocalipse 12 -14. Sentimos um fascínio especial pelas 3 Mensagens Angélicas do capítulo 14, retratadas como as Últimas que DEUS daria ao mundo antes  do Segundo Advento, que são:

·            A Primeira Mensagem Angélica

                                             “Assim Diz o SENHOR”
                 Temei a Deus e dai-lhe glória, pois é chegada a hora do seu juízo; e adorai aquele que fez o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas.
                                   (Apocalipse 14: 7/PALAVRA de DEUS)

                                                  Temei a DEUS
    Significa Reverenciar ou Respeitar (Salmos 111: 10; Provérbios 3: 7; 9: 10). Mas também pode expressar o "medo" por parte daqueles que não levam DEUS a sério (Apocalipse 6: 15-17). É chegada a hora. O Juízo Final antes da Segunda Vinda. Ele é o contexto para a Proclamação Final do Evangelho (acerca das várias etapas do Juízo Divino, ver Romanos 14:10, 12). Adorai [...] mar. Esta linguagem faz uma alusão inequívoca ao Mandamento do Sábado, com referência à CRIAÇÃO (Êxodo 20: 8,11), indicando, portanto, que o Sétimo Dia tem Relevância Especial na Proclamação do Evangelho no Tempo do Fim. Descansar das próprias obras é a resposta ideal ao Evangelho (ver Hebreus 4: 1-11). As admoestações a "Temer" e "Adorar" neste versículo se encaixam diretamente no contexto imediato mais amplo de Guardar os Mandamentos de DEUS (ver Apocalipse 12: 17; 14: 12), com referências óbvias ao Decálogo.

·          A Segunda Mensagem Angélica

                                                “Assim Diz o SENHOR”
   Caiu, caiu a grande Babilônia que tem dado a beber a todas as nações do vinho da fúria da sua prostituição.
                                      (Apocalipse 14: 8/PALAVRA de DEUS)

                                                   A Grande Babilônia
    Esta é a primeira menção à Babilônia, o foco do Juízo de DEUS em Apocalipse 16-18 (ver"NT+ de 11: 7, 8). Trata-se da condenação à oposição conjunta a DEUS e a SEU povo. Evangelho e Juízo se encontram intimamente ligados nas ESCRITURAS (ver João 3: 18-21). Todas as Nações. A Babilônia do Tempo do Fim desperta oposição mundial a DEUS. A Babilônia do AT representava uma força opressora sobre o povo do SENHOR e também "Confusão" (ver Gênesis 11: 1-9).

·            A Terceira Mensagem Angélica

                                              “Assim Diz o SENHOR”
   Se alguém adora a besta e a sua imagem e recebe a sua marca na fronte ou sobre a mão, também esse beberá do vinho da cólera de Deus, preparado, sem mistura, do cálice da sua ira, e será atormentado com fogo e enxofre, diante dos santos anjos e na presença do Cordeiro.
                                   (Apocalipse 14: 9, 10/PALAVRA de DEUS)

                                                         Se alguém

    O foco muda para a responsabilidade individual na Última crise (ver "NT+ de 14: 8"). Adora [...] mão. Lembra 13:12-18. Cólera de DEUS. As Sete Taças de flagelos do cap. 16 (ver 11: 18; 15: 1). Cálice da sua ira. Alusão a Isaías 51: 17-23. Enxofre (ver Apocalipse 19:20; Gênesis 19: 24). Pelos séculos dos séculos. Referência óbvia a Isaías 34:8-10. No contexto hebraico, "pelos séculos dos séculos" nem sempre significa eternidade absoluta; trata-se do tempo necessário para o cumprimento do propósito de DEUS (sobre o INFERNO e o castigo dos ímpios, ver Apocalipse 20: 10; Mateus 10: 28).

           Achamos o versículo 12 particularmente pertinente, onde é Dito:

                                               “Assim Diz o SENHOR”
     Aqui está a Perseverança dos santos, os que Guardam os MANDAMENTOS de DEUS  e a fé em JESUS.
                                                  (PALAVRA de DEUS)

    Mais uma vez (ver Apocalipse 12: 7) é ressaltado o fato de que, logo antes do fim dos tempos, DEUS teria um povo guardador dos MANDAMENTOS. É Claro que não deixamos escapar os desdobramentos do v. 7, que Revela qual MANDAMENTO estaria em foco na batalha do Tempo do Fim. Reconhecemos que as Palavras “Adorai AQUELE que fez o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas” aludem ao MANDAMENTO do Sábado, encontrado em Êxodo 20: 8-11, que Diz:
                                                    Assim Diz o SENHOR
           “Lembra-te do dia de Sábado, para o Santificar. Seis dias trabalharás e farás toda a tua obra.  Mas o Sétimo dia é o Sábado do SENHOR, teu Deus; não farás nenhum trabalho, nem tu, nem o teu filho, nem a tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o forasteiro das tuas portas para dentro;  porque, em seis dias, fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo o que neles há e, ao Sétimo Dia, Descansou; por isso, o SENHOR Abençoou o Dia de Sábado e o Santificou”.
                                                   (PALAVRA de DEUS)
                                                             
                                                          Lembra-te

       A palavra sugere que o Quarto MANDAMENTO, o Sábado, já era conhecido. Os israelitas pensariam em sua origem em Gênesis 2: 2, 3 e em sua menção anterior em Êxodo (16: 5, 22-30). A Ordem para se lembrar do Sábado é explicada com referência à CRIAÇÃO, conforme o Livro de Gênesis (v. 11); por isso, os v. 9 e 10 conseguem relacionar o Sábado ao Sétimo Dia. Alusões ligando a CRIAÇÃO ao SÁBADO também podem ser encontradas em Gênesis (2; 2) e no Apocalipse (14: 7, 12), cobrindo, dessa forma, toda a extensão da História Bíblica. A maioria dos cristãos aceita a obrigatoriedade de Obedecer aos Dez mandamentos ; mas, estranhamente, alguns ignoram ou alteram este MANDAMENTO. Esta passagem liga o significado do Sábado à Criação; Deuteronômio 5: 14, 15 o conecta ao Livramento Divino por ocasião do Êxodo. Por esses motivos, o Sábado se tornou um Sinal da Aliança de DEUS:

                                               “Assim Diz o SENHOR”
Certamente, guardareis os meus sábados; pois é sinal entre mim e vós nas vossas gerações; para que saibais que eu sou o SENHOR, que vos santifica.  Portanto, guardareis o sábado, porque é santo para vós outros; aquele que o profanar morrerá; pois qualquer que nele fizer alguma obra será eliminado do meio do seu povo.  Seis dias se trabalhará, porém o sétimo dia é o sábado do repouso solene, santo ao SENHOR; qualquer que no dia do sábado fizer alguma obra morrerá.  Pelo que os filhos de Israel guardarão o sábado, celebrando-o por aliança perpétua nas suas gerações.  Entre mim e os filhos de Israel é sinal para sempre; porque, em seis dias, fez o SENHOR os céus e a terra, e, ao sétimo dia, descansou, e tomou alento.
                                        (Êxodo 31: 12-17/PALAVRA de DEUS)

                                          Sobre a Guarda do SÁBADO?

                                             “Assim Diz o SENHOR”
                 Se desviares o pé de profanar o sábado e de cuidar dos teus próprios interesses no meu santo dia; se chamares ao sábado deleitoso e santo dia do SENHOR, digno de honra, e o honrares não seguindo os teus caminhos, não pretendendo fazer a tua própria vontade, nem falando palavras vãs, então, te deleitarás no SENHOR. Eu te farei cavalgar sobre os altos da terra e te sustentarei com a herança de Jacó, teu pai, porque a boca do SENHOR o disse.
                Logo, é lícito, nos sábados, fazer o bem.
                                      (Isaías 58: 13, 14; Mateus 12: 12)
                                                    PALAVRA de DEUS

                   Sobre o momento para começar e terminar o SÁBADO?

                                          “Assim Diz o SENHOR”
                Sábado de descanso solene vos será; então, afligireis a vossa alma; aos nove do mês, de uma tarde a outra tarde, celebrareis o vosso Sábado.
               À tarde, ao cair do sol, trouxeram a Jesus todos os enfermos e endemoninhados.
                                      (Levítico 23: 32; Marcos 1: 32)
                                                 PALAVRA de DEUS

                      Sobre a tentativa de mudar o SÁBADO?

                                              “Assim Diz o SENHOR”
    Proferirá palavras contra o Altíssimo, magoará os santos do Altíssimo e cuidará em mudar os tempos e a lei; e os santos lhe serão entregues nas mãos, por um tempo, dois tempos e metade de um tempo.
                                     (Daniel 7:25/PALAVRA de DEUS)

                    Sobre a Relação de JESUS com o SÁBADO?

                                          “Assim Diz o SENHOR”
            De sorte que o FILHO do Homem é SENHOR também do Sábado.
      Indo para Nazaré, onde fora criado, entrou, num sábado, na sinagoga, segundo o seu costume, e levantou-se para ler.
                                       (Marcos 2:28; Lucas 4: 16)
                                            PALAVRA de DEUS

               Sobre a Relação dos Apóstolos com o SÁBADO?

                                          “Assim Diz o SENHOR”
       Era o dia da preparação, e começava o Sábado.  Então, se retiraram para preparar aromas e bálsamos. E, no Sábado, descansaram, segundo o Mandamento.
       Ao saírem eles, rogaram-lhes que, no Sábado seguinte, lhes falassem estas mesmas palavras.
     Paulo, segundo o seu costume, foi procurá-los e, por três Sábados, arrazoou com eles acerca das ESCRITURAS.
                               (Lucas 23: 54, 56; Atos 13: 42; 17: 2)
                                          PALAVRA de DEUS

         Vejamos também Gênesis 2: 1-3:

                                                Assim Diz o SENHOR
     Assim, pois, foram acabados os céus e a terra e todo o seu exército.  E, havendo Deus terminado no Dia Sétimo a sua obra, que fizera, descansou nesse dia de toda a sua obra que tinha feito.  E Abençoou DEUS o Dia Sétimo e o Santificou; porque nele descansou de toda a Obra que, como CRIADOR, fizera.
                                                  (PALAVRA de DEUS)

   Também percebemos com Clareza, com base em Apocalipse 14: 7 e 9, que a Adoração seria um Tema Central no Fim da História do mundo. Segundo Apocalipse 14, antes do Segundo Advento, ou as pessoas estarão adorando a besta de Apocalipse 13 (ver Apocalipse 14: 9) ou o CRIADOR do céu e da terra (v.7):
                                            “Assim Diz o SENHOR”
      Temei a Deus e dai-lhe glória, pois é chegada a hora do seu juízo; e adorai aquele que fez o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas.
     Se alguém adora a besta e a sua imagem e recebe a sua marca na fronte ou sobre a mão
                                                (PALAVRA de DEUS)

      O Segundo Grupo Obedecerá, é claro, a Todos os MANDAMENTOS de DEUS enquanto Aguardam com Perseverança (v. 12) a Volta de JESUS:

                                             “Assim Diz o SENHOR”
   Aqui está a Perseverança dos santos, os que Guardam os MANDAMENTOS de DEUS e a fé em JESUS.
                                                   (PALAVRA de DEUS)

                                                           AMÉM!!!
                        

                      É DESSE JEITO! “Conclusão+”

      A Leitura de Apocalipse 12:17 – 14:20 nos leva a muitas conclusões:

  A Primeira – Desde 1845, DEUS Vinha levantando um povo que Honraria Todos os SEUS MANDAMENTOS, Inclusive o SÁBADO.

   A Segunda – “João Revela ainda que se Trata de um Remanescente [...] que pelejaria [...] por Guardar ‘os MANDAMENTOS de DEUS’ [...] (12: 17)”.

   A Terceira – Notamos que o Apocalipse retrata apenas 2 Grupos no Tempo do Fim. “Um deles Guarda os MANDAMENTOS  e Tem a Fé de JESUS. O outro carrega a marca da besta”.

    Foram essas Conclusões+ que abriram caminho para o desenvolvimento da Teologia Adventista do Sétimo Dia.  E em 1847, havia sido desenvolvido, em “Essência”, aquilo que se tornou conhecido, dentro dos círculos adventistas, como a Teologia do Grande Conflito.


  "Nesse Tempo, SE Levantará MIGUEL, o Grande PRÍNCIPE, o DEFENSOR do TEU Povo, e haverá tempo de angústia, qual nunca houve, desde que houve nação até Àquele Tempo; Mas, Naquele Tempo, Será Salvo o TEU Povo, Todo Aquele que for Achado Inscrito no Livro. Muitos dos que dormem nó pó da terra ressuscitarão, uns para a Vida Eterna, e outros para vergonha e horror eterno. Os que forem Sábios, pois Resplandecerão como o Fulgor do firmamento; e os que a muitos conduzem à Justiça, como as estrelas, sempre e eternamente. Tu, porém, Daniel, encerra as PALAVRAS e Sela o Livro, Até o Tempo do Fim; Muitos Esquadrinharão, e o Saber se Multiplicará.
                       Porque Estas PALAVRAS estão Encerradas e Seladas até o Tempo do Fim. Muitos serão Purificados, Embranquecidos e Provados; Mas os perversos procederão perversamente, e nenhum deles entenderá, Mas os Sábios Entenderão."
                                  (Daniel 12: 1-4, 9-10/PALAVRA DE DEUS)
         "Há necessidade de Mais Íntimo Estudo da PALAVRA de DEUS; Especialmente devem Daniel e Apocalipse merecer a Atenção como nunca antes na história de nossa obra. ...A Luz que Daniel Recebeu de DEUS Foi Dada Especialmente para estes Últimos Dias.
                   Leiamos e Estudemos o Capítulo 12 de Daniel. Ele é uma Advertência que Todos nós precisamos Compreender antes do tempo de angústia.
                 O Último dos Escritos do Novo Testamento (O Livro do Apocalipse), está Cheio de VERDADES cuja Compreensão nos é necessária".
              Se você ainda não fez os "Estudos+" BÍBLICOS, das Profecias de Daniel e Apocalipse (Preceito por Preceito), não perca mais tempo e faça já, aqui no nosso Blog É DESSE JEITO! Abaixo os links de Capítulo à Capítulo (Preceito por Preceito), é só Clicar:

                                   *  O Livro de Daniel - "Introdução+"












                       
                                 * O Livro do Apocalipse -"Introdução+"

                    * O Livro do Apocalipse - "Capítulo 1/22" (Preceito por Preceito).

                    * O Livro do Apocalipse - "Capítulo 2/22" (Preceito por Preceito)

                      * O Livro do Apocalipse - "Capítulo 3/ 22" (Preceito por Preceito).
  














Imagem tridimensional do nome do nosso Blog É DESSE JEITO!

             Nossa obra é ensinar homens e mulheres a edificar sobre uma Base Verdadeira, a firmar os pés num claro: 

                                   https://igrejas.adventistas.org/

                                                                                           Novo Tempo                                                                                                     

  * Fiquem com DEUS e se ELE permitir no Próximo Santo Dia, têm +É DESSE JEITO ! 





Nenhum comentário:

Postar um comentário